O Valor Gerado com o Melhoramento Genético

O Valor Gerado com o Melhoramento Genético

O Rancho Boi Bravo efetua o melhoramento genético seguindo todos os critérios recomendados, estação de monta pré-definida e práticas de reprodução assistida, utiliza a IATF

Inseminação Artificial em Tempo Fixo, aspiração folicular e transferência de embrião. Isso otimiza as boas doadoras do rebanho. Cumprindo essas etapas, posteriormente são realizadas as pesagens coerentes em toda a safra, ou seja, pesa-se todos os animais do plantel, dentro dos prazos estabelecidos. É realizada ainda a avaliação genômica de todos os animais do rebanho. Outra grande vantagem do melhoramento genético é agregar valor produzindo animais superiores.

Não podemos falar de melhoramento genético sem mencionarmos a importância do manejo e da nutrição. Manejo e nutrição são fundamentais para termos toda a expressão do melhoramento genético na propriedade. Investimentos em manejo e nutrição devem ser avaliados com muito cuidado pelo produtor pois devem que estar alinhados com o melhoramento genético. Especificamente falando de nutrição o produtor precisa avaliar a faixa etária, raça, destino final dos animais e mercado comprador. Outro ponto muito importante sobre nutrição é que a mesma precisa ser feita com nutrientes de alta qualidade pois combinamos a eficiência alimentar dos animais com a disponibilidade dos macro e micro nutrientes. Esta velocidade de ganho de peso e qualidade de carcaça está relacionada diretamente com a genética, nutrição e manejo. Unir estes 3 pilares de maneira equilibrada proporciona um máximo aproveitamento dos recursos envolvidos no sistema de produção reduzindo gastos desnecessários e maximizando os ganhos do produtor.     

O Rancho Boi Bravo participa ainda de um programa bastante criterioso de descarte retirando do rebanho as vacas improdutivas e com problemas de fertilidade. Com certeza o descarte eficiente faz parte do processo de seleção.

Nem sempre é fácil percebermos ou mensurarmos o impacto gerado pelo melhoramento genético em uma propriedade. Temos muitos ganhos além de financeiros que trazem lucro e organização ao processo de produção.

Podemos destacar os ganhos com fertilidade, precocidade, acabamento de carcaça e velocidade de crescimento. 

Mas com certeza o maior ganho gerado pelo melhoramento genético em uma propriedade é na redução do ciclo de produção tornando o sistema mais ágil e lucrativo. 

Outro ponto em comum das propriedades que são referência no melhoramento genético é a gestão de todos os processos que envolvem o segmento identificando os gargalos e gerando soluções rápidas.

Entregar este pacote tecnológico é o grande compromisso do Rancho Boi Bravo.

 Clique aqui e baixe gratuitamente o nosso e-book, nele você encontrará mais informações sobre o Melhoramento Genético na Rancho Boi Bravo.

0 Comentários

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Todos os campos com * são obrigatórios