O Rancho Boi Bravo é um negócio de pecuaristas

O Rancho Boi Bravo é um negócio de pecuaristas

A história do Rancho Boi Bravo, de forma resumida, é um negócio de três gerações, de uma família de pecuaristas, não apenas um negócio que veio hoje para terminar amanhã.

Com certeza, daqui a pouco, a quarta geração chegará e cada uma passa para a outra fazer os ajustes necessários às melhorias genéticas.


"Meu avô começou de uma forma, passou para o meu pai, que fez os primeiros ajustes e agora nós fazemos outros ajustes, mas tudo está integrado. Hoje, se você pegar quem é o administrativo financeiro da Boi Bravo, é minha esposa, o operacional é meu pai, o comercial sou eu. Somos uma família inserida em todos os processos, não tem nada isolado, é um negócio que vem construído, nós vivemos disso, é o nosso negócio no dia a dia", orgulha-se Guilherme.


O Rancho Boi Bravo não é um negócio de curto e médio prazo, mas um de longo prazo, que pensa para frente, no resultado final. Todos os dias há o pensamento e a preocupação em saber para qual rumo a pecuária está indo. "Ontem eu fiz uma reunião muito grande para pensar nisso, para nós imaginarmos onde a pecuária estará daqui cinco, seis, sete anos", complementa Guilherme. Ele acredita ainda que não é indicado pensar na pecuária somente no presente, pois dessa forma não se constrói nada. 



"A cara da Boi Bravo"


Guilherme acredita em um Nelore que cumpra a função de ser um melhorador. Na hora de adquirir touros para seu plantel o objetivo é de conseguir um macho que visa a qualidade de carcaça, uma fêmea que visa a precocidade, a funcionalidade…  por esses motivos ele não tem dúvidas em comprar touros que já têm a cara da Boi Bravo para montar um portfólio.


Esses touros, "com a cara da Boi Bravo", ao longo do tempo foram se misturando e a Boi Bravo vai lançar nos próximos dias o primeiro catálogo próprio de Touros de Central. A fazenda já possui 18 touros de Central próprios e de touros comprados no mercado em que Guilherme acredita na qualidade.


Ao trabalhar dessa forma, pensando no ciclo completo de produção, pensando no fim, com qualidade e eficiência, o Rancho Boi Bravo conseguiu, em um curto intervalo de tempo, de 2014 a 2021, ter em seu plantel 18 Touros de Central, realizar um leilão de fêmeas renomadas e dois leilões anuais de touros.


Avaliados pela ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) e PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos), os touros da Boi Bravo que vão a leilão tem um foco muito específico: atender a demanda dos compradores.


Sejam criadores em busca de matrizes, ou os que queiram aumentar o rebanho, todos encontrarão o que necessitam nos leilões Rancho Boi Bravo. Animais bem enquadrados, com Stayability, idade ao primeiro parto, produção de leite, peso a desmama… sempre haverá nos catálogos touros muito bem avaliados com as características importantes para a produção de uma carne de qualidade.



Além dos pilares do ponto de vista zootécnico, que sustentam o Rancho Boi Bravo, outro pilar muito forte trabalhado é a Família. "Nosso slogan é Credibilidade e Desempenho. O desempenho é a parte zootécnica, a credibilidade remonta a acreditar e nós acreditamos nas gerações. Meu pai acreditou na nossa geração, meu avô acreditou na geração do meu pai e nós acreditamos na raça Nelore. Nós acreditamos que a raça Nelore é a base para qualquer produção de animal, seja destinado à reposição ou terminal no Brasil", explica Guilherme.



Manter o cliente é meta básica


Guilherme sempre diz para a equipe Rancho Boi Bravo que o maior desafio do time é manter o cliente que já está na base e entrar com outro. "Manter e abrir. Se for para nós perdermos dois, três clientes e ter que abrir quatro, esse saldo eu não quero". Para o gestor, cumprir essa meta e considerar um bom trabalho no pós-venda é primordial. 


O objetivo é que o cliente compre sempre, de maneira transparente, pois no ato da venda é colocada todas as informações necessárias para a compra de um touro, um sêmem, um embrião ou matriz. Tudo que é preciso vai estar aberto de forma clara, tanto os pontos positivos, quanto os pontos negativos "porque não existe o animal perfeito", afirma o proprietário.


De acordo com Guilherme, todo animal terá o lado bom, mas vai ter o lado de melhoramento necessário. Os pontos negativos serão trabalhados, para melhorar a progênie dele. "Esse é o nosso conceito e vamos mostrar tudo para o cliente, não existe o animal perfeito para tudo. Isso nunca vai existir. Tem que colocar o animal de forma clara, sem esconder qualquer informação, isso é compromisso", acredita.


Outro compromisso do Rancho Boi Bravo é entregar ao cliente mais do que a venda em si, para uma experiência completa. A entrega tem que ser a mais rápida possível, o produto tem que ter a melhor qualidade possível e qualquer reclamação ou insatisfação será atendida o mais rápido possível! "Isso é um compromisso muito forte. Eu trabalhei muito tempo na parte comercial e sei a importância em ter um cliente bom e satisfeito. A compra de uma genética, seja ela de um touro, seja ela do embrião, seja de uma matriz, é um evento único para muitos produtores", afirma Guilherme.

 

Clique aqui e acesse gratuitamente nosso e-book. Nele você encontrará mais informações sobre o Rancho Boi Bravo.


0 Comentários

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Todos os campos com * são obrigatórios